top of page

Definições Cientícas

Princípio da Individualidade Biológica: Partindo do princípio que os indivíduos se diferem uns dos outros , torna-se necessário, por parte da Comissão técnica, um conhecimento profundo e científico das condições dos seus atletas. Desta forma, é possível planejar um treinamento racional e metódico, permitindo assim um desenvolvimento eficiente das qualidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas, conduzindo-o ao máximo de suas potencialidades. 

Cada Indivíduo possui uma estrutura física e uma formação psíquica própria, o que obriga a se elaborar diferentes tipos de condicionamento para o processo de treinamento esportivo, que obedeça ás características físicas e psíquicas de cada atleta.

A Comissão Técnica de uma equipe de futebol, que geralmente trabalha com um grupo acima de vinte e cinco atletas, depara-se com uma situação ainda mais complexa para o desenvolvimento do programa elaborado, principalmente pela heterogeneidade dos jogadores. Isso faz com que seja necessário conhece-los com maior profundidade, quais são os pontos fracos e fortes de cada um, a fim de otimizar com mais efetividade o planejamento físico, psíquico e tático.

Nas categorias de base este principio se torna ainda mais importante, pois está diretamente ligado á maturidade biológica do jovem atleta e, sobretudo, com a correta utilização de estímulos nas fases sensíveis da formação motora.

Fica claro, por exemplo, que um atleta da categoria infantil deve ter atividades compatíveis com sua faixa etária, sem nunca ser submetido a treinamentos que  possam comprometer seu desenvolvimento.

Vo2 Máximo: VO2 é capacidade que organismo tem de captar transporta e utilizar o oxigênio. A captação realizada pelo sistema respiratório, o transporte pelo sistema circulatório e a utilização pelo sistema muscular. A melhora em qualquer um destes fatores poderá influenciar na medida do VO2. Os sistemas com menores contribuições dentro do sistema irão colaborar mais para o estado de fadiga, podendo se localizar de forma central ou periférica.

- Definição: VO2 máx é a capacidade máxima de consumo de oxigênio durante o exercício de intensidade máxima. 

Limiar Anaeróbio: Refere-se á intensidade de exercício onde o nível de lactato sanguíneo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidades de exercício mais leves. A partir desse ponto a velocidade de produção mais leves. A partir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapassa a velocidade de remoção causando um acúmulo que vai se acentuando cada vez mais. (Oliveira, 1999). Ponto de aumento sistêmico do ácido lático sanguíneo durante o exercício. (Powers, 1997). (Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).

Força: Capacidade Física relacionada com a capacidade de superação de uma resistência externa e de contra-ação a esta resistência, por meio a esforços musculares.(Zakharov,1992). De acordo com as idéias existentes na teoria do desporto, podem-se distinguir os seguintes tipos de força: 

Força Máxima: Representa a maior força disponível que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária.(Weineck,1999).

Resistência de Força: Capacidade de resistência á fadiga em condições de desempenho prolongado de força.(Weineck,1999).

Força Rápida ou Potência: Capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo ou ainda objetos com uma velocidade máxima.(Weineck,1999).(Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).



Flexibilidade: Qualidade Física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações.(Dantas, 1994). (Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).

Capacidades Coordenativas: São capacidades determinadas pelo processo de controle dos movimentos. Capacitam o atleta para ações motoras em situações previsíveis e imprevisíveis e para o rápido aprendizado e domínio de movimentos.(Hirtz, 1981 e Frey, 1997).(Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).

Resistência: Capacidade de resistência psíquica e física de um atleta a um determinado estímulo, podendo ser subdividida em aeróbia e anaeróbia.(Weineck, 1999).



Velocidade: " Velocidade é a capacidade de atingir maior rapidez de reação e de movimento de acordo com o condicionamento específico, baseada no processo cognitivo, na força máxima e no funcionamento do sistema neuromuscular". (Ditiman, Ward, Tellez, 1999).(Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).

Seção de Treino: "Representa um sistema de exercícios, relativamente isolado no tempo, que visa á solução das tarefas de dado microciclo da preparação do desportista."(Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).

Microciclo: " Menor fração do processo de treinamento. Combinando fases de estímulos e recuperação, cria as condições necessárias para que ocorra o fenômeno da supercompensação, sua duração varia de 4 a 7 dias". (Dantas, 1994).

Mesociclo: É o elemento estrutural da periodização que possibilita a homogeneização do trabalho. Período caracterizado dar ênfase a determinadas capacidades físicas.

Macrociclo: Corresponde ao planejamento de toda uma temporada e é, sem dúvida, a diretriz principal na dosagem dos estímulos de preparação, quando se considera toda a complexidade do processo. (Livro: Preparação Física e Musculação nas categorias de base do Futebol).



LACTATO: É produzido através do piruvato, o piruvato é o produto final do metabolismo da glicose, quando termina o metabolismo da glicose, quando termina o metabolismo da glicose chegando em piruvato esse normalmente é transformado em Acetil CoA que vai ser utilizado pelo ciclo de Kreb´s ou ciclo do ácido tricarboxilico, porém quando é produzido piruvato em excesso, é produzido Acetil CoA em excesso, e a mitocôndria no ciclo de Kreb´s não consegue absorver toda essa Acetil CoA, então o excesso de piruvato passa a ser transformado em lactato, que não é o que se pensava antigamente no vilão da acidose, a causa da acidose é o aumento da produção de Hidrogênio, esse lactato vai ser reutilizado pelo fígado ou pelo coração para produção de energia.

ASPECTOS ANTROPOMETRICOS: Antropométricos porque deriva de antropometria, que é o estudo das dimensões dos segmentos corporais como: tronco, MMII e MMSS, como estudo, seria o estudo das circunferências, das dobras cutâneas dos nossos membros como perna, abdômen, e braço, incluindo além da circunferência, as dobras cutâneas para que façam uma inter relação e a gente consiga quantificar massa magra, massa gorda e massa óssea, então para falar que a atividade física trás beneficio para os aspectos antropométricos, estamos sendo mais diretos ao ponto da massa gorda, ou seja, da perda de gordura corporal.

CREATINA FOSFATO: É uma molécula de creatina fosforilada, entre outras palavras é uma molécula de creatina + um grupamento fosfato, é uma fonte importantíssima de energia durante o exercício ou situações de curta duração e alta intensidade, pois a quebra dessa ligação libera uma energia e um fosfato suficiente para ressintetizar o ADP, que veio da quebra do ATP.

CATABOLISMO: É  a quebra de moléculas maiores em moléculas menores, ou seja, da degradação pelas estruturas proteicas, tecidos do nosso organismo como forma de obtenção de energia, durante o déficit calórico.

ANABOLISMO: São as reações que ocorrem no nosso corpo para restaurar o tamanho a estrutura de nossas moléculas, ou seja, pegar moléculas simples e transforma-las em maiores, na pratica significa dizer que tudo que foi destruído ou lesado durante a atividade física será reconstruído e aumentado durante o processo de anabolismo que só ocorre quando tem um balanço calórico positivo.

TREINAMENTO FÍSICO: É o uso repetitivo e organizado, planejado do exercício físico com a intenção de melhorar alguma aptidão física para o esporte como: força, flexibilidade, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, agilidade, potencia muscular.

PSICOLÓGICOS: Para os estudos e os autores comprovam que a atividade física gera benefícios na área psicológica do ser humano, ou seja, na melhora da auto- estima, a pessoa passa a ter, passa a se gostar mais, se apreciar mais, a dar valor a si mesmo, ela passa a ter melhor conceito de auto- estima de como ela se enxerga, talvez antes da atividade física ela se olhasse um pouco mais fraca, mais depressiva, menos útil, e com a atividade física ela passa a se sentir uma pessoa ativa, uma pessoa útil além disso ela tem uma melhora nas funções cognitivas que com a pratica da atividade a gente melhora a liberação de neurotransmissores, equilibra a produção de cerotonina, de endorfina, melhora a qualidade do sono, então a pessoa passa a ter um funcionamento do sistema nervoso melhor, ela toma menos medicamentos, ela fica menos estressada, e fica menos ansiosa, por esse balanço neuroquímico que ocorre com a ajuda do exercício.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

QUOCIENTE RESPIRATORIO: A relação entre a quantidade de oxido de carbono liberado, CO² liberado, e a quantidade de oxigênio consumido durante o exercício, esse quociente respiratório pode ser achado em exames ergoespirométricos, e ele serve para determinar quanto foi usado de lipídeo e de carboidrato durante o exercício, como ele é utilizado para determinar essa variação? A partir do momento que você tem oxigênio abundante no sistema você tem baixa liberação de CO² na respiração, então você sabe que ali predominantemente está ocorrendo lipólise, ou seja, queima dos lipídeos a partir do momento que você tem o aumento do CO², liberado durante a respiração, isso demonstra que você tem uma quantidade insuficiente de oxigênio para o sistema e a glicose, ou seja, os carboidratos são muito mais eficiente para trabalhar em situações com a falta de CO² do que os lipídeos.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

COMPOSIÇÃO CORPORAL: È a forma no qual se expressa a quantidade que nós temos de minerais, água, gordura e proteína, nos testes práticos de academia e laboratórios agente encontra esses dados em forma de massa magra, massa gorda e massa óssea.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

TRABALHO: É o produto da força aplicada em relação a distancia, toda vez que aplica uma força relacionada a um ponto fixo, você tem um eixo e essa distancia entre o eixo e a força gera trabalho, que é conhecido como momento, o trabalho também pode ser expresso de forma de watts, que é jaules por segundo, ou seja, momentos, força aplicada por distancia por segundo.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

FORÇA MUSCULAR: Capacidade que os músculos tem de geram força durante suas contrações.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

HOMEOSTASE: Nosso Organismo sempre procurou manter nosso organismo estável, protegido, trabalhando de uma forma linear, porém, nós seres vivos estamos expostos á interferência do meio ambiente como: temperatura, humidade, fome, doenças, agentes externos. O que o organismo faz, ele tenta manter esse processo de equilíbrio através de reações, esse equilíbrio que é tão importante para o organismo é chamado de Homeostase.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

RECEPTOR: É um componente do sistema do controle biológico, que detecta informações e envia essa informação para a unidade integrada de controle, que vai tomar decisões para voltar a controlar a homeostase, ou seja, equilíbrio do organismo, um exemplo prático: como é que existi um receptor, existi vários tipos de receptores: barorreceptores (receptores de pressão), quimiorreceptores, receptores de temperatura que medem temperatura, então colocando na prática seria, você fazendo uma corrida longa em uma temperatura quente, o receptor de temperatura que vai enviar informações para o seu cérebro, seu sistema nervoso, para que você consiga manter a sua temperatura corporal estável, ou seja, na homeostase mantenha-se vivo.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

UNIDADE DE CONTROLE INTEGRADORA: É uma unidade que trabalha para a manutenção da homeostase, recebendo informação dos receptores em diversas partes do organismo, receptores de temperatura, receptores de pressão, receptores de velocidade, essas informações são recebidas, analisadas, e essa unidade envia informações contrárias para que seja tomadas medidas para manter o equilíbrio do organismo.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Princípio da Especificidade: O ponto essencial deste princípio estabelece que o treinamento deve ser estruturado de acordo com alguns requisitos específicos e de capacidades físicas exigidas pelo futebol, sistema energético preponderante, gesto técnico e coordenações psicomotoras utilizadas.

Assim, este princípio preconiza que se deve além de treinar os sistemas energéticos, cardiorespiratório e aspectos neuromusculares, dentro dos parâmetros da modalidade esportiva, realizá-lo de acordo com o tipo de atividade específica da performance a ser alcançada.

EFICIENCIA: É um valor expresso em porcentagem, que durante o exercício é explicado pela quantidade de energia que é gerado pelo metabolismo para realizar aquela tarefa e quanto de trabalho mecânico, trabalho pratico de aplicação mecânica é gerado com aquela energia, por exemplo, se for gerado necessário 1000 kcal e conseguiu gerar só 400 kcal de trabalho o rendimento é de 40%, o ser humano tem eficiência de 40% melhor do que o motor mecânico que varia entre 25 a 30%.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

POTÊNCIA MUSCULAR: Capacidades que os músculos tem de gerar contrações rápidas, ou seja, em movimentos que exigem força e velocidade combinados.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

bottom of page