

Notícias
Preparador Físico Marcio Ventura agora Fisiologista
Preparador Físico assume Juniores do Hercílio Luz de Santa Catarina
O Preparador Físico Marcio Ventura após a sua saída do Hercílio Luz assumiu a categoria profissional do Fluminense F.C na equipe Feminina do Clube. Ele iniciou em Agosto de 2013 e ficou no clube até Agosto de 2024.
O Preparador Físico chegou ao clube como Preparador Fisico da categoria, porém com a virada do ano em 2024 o mesmo inicio a sua carreira como fisiologista da equipe.
" Sempre sonhei em ser fisiologista, gosto muito de atuar dentro de campo, mas a parte da fisiologia me chama mais a atenção. Gosto muito de analisar o rendimento de cada atleta individualmente, trabalhar com gráficos de evolução individual de cada atleta." Falou Marcio Ventura.
Na Equipe principal do Fluminense chegou a disputar o Campeonato Carioca Feminino em 2023, Super Copa Feminina em 2024 e o Campeonato Brasileiro Série A da categoria.
Ao finalizar a temporada em 2024 o agora Fisiologista Marcio Ventura, foi para a Ferroviária SAF na cidade de Araraquara. Agora o mesmo está fazendo a parte da fisiologia em todas as categorias de base do clube, desde a categoria U-10 até a categoria U-20.
Marcio Ventura chegou em Agosto de 2024 na Ferrinha, junto com a fisiologia o profissional irá tentar padronizar alguns aspectos dentro da Preparação Física pensando na idade biológica e cronológica de cada atleta e categoria.
" Venho para dar continuidade no trabalho que já vinha sendo feita com outro fisiologista ( que está hoje no profissional do clube). As Avaliações são padronizadas para todas as categorias, porém respeitamos a idade de cada um. O objetivo principal é criar um banco de dados de cada atleta dentro do clube e ver a evolução do mesmo, e criando também os parâmetros para novas contratações de atletas." Finalizou Marcio Ventura.
O profissional conta com cursos da CBF Academy, Core 360, Exos e muito mais. O mesmo disse que gosta de novos desafios. Desejamos uma boa sorte ao profissional.

O Preparador Fisico Marcio Ventura assume a categoria U-20 do Hercílio Luz da cidade de Tubarão em Santa Catarina.
Antes de assumir a categoria o preparador fisico teve algumas breves passagens por: MAC (U-20), Jacioba - AL (Profissional), Nacional - PB (Profissional) e XV de Jau (U-20).
"Estou feliz e motivado para este novo desafio, o Hercílio Luz tem um projeto bom a longo prazo nas categorias de base, um clube que esta se estruturando e crescendo dentro do cenário estadual e nacional". Comentou Marcio Ventura.
Marcio teve sua estréia diante do Criciúma fora de casa, dentro de casa a estréia foi diante do Camboriú aonde saiu vitorioso por 1x0.
O objetivo principal do clube é se classificar para a copa São Paulo de Juniores de 2023. O clube não tem nenhuma participação na copinha. "Nosso maior objetivo é a classificação para a copinha, temos uma equipe competitiva e temos a certeza que iremos conseguir esse objetivo. Precisamos ficar entre os 4 melhores da competição." Finalizou o preparador fisico.
O próximo jogo da equipe será no dia 24/09/2022 diante da forte equipe do Marcilio Dias em casa, o jogo acontece as 15:00 na cidade Braço do Norte.
Apòs 2 anos o Preparador Físico Marcio Ventura retorna ao Brasil

Preparador Físico Marcio Ventura retorna ao Brasil apòs 2 anos trabalhando no futebol asiático.
Marcio atuou na categoria U-20 da Federação de Guangdong, aonde conseguiu ficar em 4 lugar na competição, após esse período de adaptação o preparador fisico assumiu a categoria feminina profissional do Hakka F.C, aonde disputou 2 Super League Chinesa feminina em 2020 e 2021, ficando em 6 lugar e 3 lugar respectivamente, além da Super League disputou a Copa da China feminina conseguindo um inédito 3 lugar perdendo apenas 1 jogo na competição, disputou também o Torneio de Shunde ficando com a 3 colocação.
"Foi uma experiência muito boa e proveitosa no futebol asiático, trocamos bastante informações e muito aprendizado dentro deste período". Falou Marcio Ventura.
Com o retorno ao Brasil o preparador fisico espera encontrar dificuldades nesse inicio para ter uma nova oportunidade e pela diferença cultural dos países. "Na China tinha total liberdade para realizar o trabalho, aonde passei 2 anos sem nenhuma lesão grave tanto de joelho como muscular. Todo treinamento realizado era em conjunto com o que o treinador queria para sua equipe, tanto tecnicamente como taticamente. Conseguimos realizar boas competições e quebrar alguns recordes dentro do clube." finalizou Marcio Ventura
Super League Chinesa 2021

No segundo ano na equipe feminina profissional de Guangdong, o preparador físico Marcio Ventura consegue melhores resultados com a equipe. No Campeonato Nacional de Futebol Feminino ficou com a melhor colocação da equipe nesta competição, conseguindo um terceiro lugar.
"Houve uma evolução muito grande das atletas dentro desses aproximados 2 anos de trabalho, hoje não temos lesões graves como LCA, o nível técnico melhorou bastante de todas as atletas".
Neste ano de 2021 a equipe do Hakka F.C entra para disputar o titulo da Super League Chinesa. A equipe mudou muito pouco comparado com a equipe do ano passado, neste ano chegaram: 1 zagueira da seleção chinesa e 2 atacantes africanas.
Com o foco nas olimpíadas nacionais, a equipe entra nestes primeiros 3 jogos para entrosar ainda mais a equipe, contando que 4 atletas estavam na seleção local.
"Objetivo é sempre buscar fazer o melhor, e espero que possamos fazer boas competições buscando sempre ser campeão" completou o preparador fisico Marcio Ventura.
Segundo informações do próprio preparador fisico, o mesmo não deve renovar com a equipe feminina, em agosto termina o contrato e tem a pretensão de retornar ao Brasil.
Preparador Físico Marcio Ventura 1 ano na China

Com uma passagem rápida da equipe sub-17 da A.A.P.P, o preparador físico Marcio Ventura está a 1 ano trabalhando na China.
Quando chegou assumiu a equipe Juniores (U-19) da Federação de Guangdong, time conhecido como Guangdong F.A, aonde disputou o campeonato Chinês da segunda divisão, chegando até a última fase para o acesso a primeira divisão da categoria e ficando em 9º lugar na Copa da China realizada na cidade de Kunming na China.
Em janeiro de 2020 o preparador físico assumiu a equipe profissional feminina da Federação de Guangdong, equipe conhecida como Guangdong Huijun F.C. A equipe disputa o campeonato chinês da primeira divisão, Super League Chinesa.
" Estou muito feliz por estar realizando um sonho, e estar contribuindo um pouco na evolução das atletas" diz Marcio Ventura.
O Objetivo principal da equipe é fazer uma boa competição no campeonato chinês e buscar uma melhor colocação nas Olimpíadas Chinesa entre províncias que ocorre no ano de 2021.
"Estamos trabalhando duro dia a dia para melhorar ainda mais o desempenho das atletas, que estão respondendo bem aos treinamentos e a evolução está sendo cada dia melhor" completou Marcio Ventura.
O campeonato chinês está previsto para iniciar dia 10 de agosto de 2020.
A equipe do Guangdong Huijun FC foi campeã em 2018 quando era conhecido como Meizhou Huijun FC. A equipe atual conta com várias atletas com passagens pela seleção chinesa e que já disputaram a copa do mundo feminina, um time experiente e com boa qualidade técnica mesclando com atletas jovens, mas com experiencias de competições de alto nível.
"No ano passado (2019) a equipe ficou na parte de baixo da tabela, quase caiu para a segunda divisão. Esse ano nossa expectativa é brigar na parte de cima da tabela. Contamos somente com atletas nacionais, porém com muita qualidade técnica" finaliza Marcio Ventura.
Amistoso entra A.A. Ponte Preta U-16 e Seleção Brasileira U-15

No dia 24/04/2019 a equipe sub-16 da AAPP fez em Teresópolis - RJ, um amistoso contra a Seleção Brasileira sub-15 que disputará o sul-americano da categoria no fim do ano.
O Amistoso foi realizado na manhã no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira (Granja Comary).
Jogo bem disputado nos três tempos de 30 minutos. Na Somatória dos tempos o placar final foi de 4x1 para a Seleção Brasileira.
A AAPP se prepara para a disputa do campeonato paulista que iniciará no dia 06/04, porém a Macaquinha só jogará no dia 13/04 em Amparo contra a equipe da casa e campeonato brasileiro que iniciará dia 17/04, o jogo será em Curitiba contra o Coritiba no Couto Pereira.
Segunda Fase Campeonato Paulista sub-17

A Equipe sub-17 do Ituano Futebol Clube enfrentará na segunda fase do campeonato paulista da categoria as fortes equipes da Ferroviária de Araraquara, Portuguesa Santista e o clássico regional diante do XV de Piracicaba.
A segunda fase terá inicio no dia 28/07/2018, aonde todos jogam contra todos em ida e volta em um total de 6 jogos. As duas melhores equipes da chave avançam para a terceira fase da competição.
No ano passado a categoria chegou até a terceira fase, aonde os jogos foram equilibrados e a equipe ficou fora das quartas de finais por apenas 1 ponto.
Na Segunda fase do ano passado (2017), a equipe do Ituano passou sem problemas, conseguindo um total de 6 vitórias em 6 jogos na competição. A chave era composta por XV de Jaú, Mauaense e Inter de Bebedouro além do Ituano.
Trajetória do Preparador Fisico Marcio Ventura

O Preparador Físico Márcio Ventura, após a saída do MAC ( Marília Atlético Clube), teve passagens pela equipe Profissional do São Carlos Futebol Clube, aonde teve a oportunidade de fazer a pré-temporada da equipe em uma excursão na Turquia na cidade de Antalya.
Na Turquia foram realizados treinamentos e amistosos visando o Campeonato Profissional da Segunda Divisão, mas antes mesmo de chegar no Brasil, houve um contato da equipe do Mogi Mirim Esporte Clube.
No Mogi Mirim ficou por 1 ano e meio aonde fez boas campanhas na categoria sub-20 e como Auxiliar de Preparação Física do Profissional, o clube na época disputava o Brasileiro Série B e no ano seguinte o Campeonato Paulista Profissional.
No fim do ano teve o convite para estar a frente da preparação física na Equipe do Serra Talhada - PE na disputa da Primeira Divisão Profissional.
Desde Fevereiro de 2017, se encontra nas categorias de Base do Ituano Futebol Clube.
Preparador físico Márcio Ventura faz planos para a temporada 2015
Profissional começou na escola de futebol Stadium BR em 2006 e está no MAC desde 2011
O preparador físico Márcio Ventura da Silva, 27, que trabalha nas categorias sub-15 e sub-17 do MAC (Marília Atlético Clube), que disputam o Campeonato Paulista, já está se planejando para o futuro, quando pretende fazer parte da comissão técnica que irá trabalhar no Campeonato Paulista.
Márcio Ventura está no MAC desde 2011, quando assumiu a preparação física da equipe sub-15. De lá para cá, trabalhou também na sub-17 e este ano no time sub-20,que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Formado em Educação Física pela Unimar (Universidade de Marília) e especialista em Fisiologia do Exercício, além de árbitro da Liga Mariliense de Futebol de Salão, o preparador físico afirmou estar feliz no Marília.
“É um trabalho bastante gratificante e espero dar sequência. O objetivo é fazer parte da comissão técnica do time que disputará o Paulistão, sendo o auxiliar do Júlio César. Estou à disposição do clube e tenho certeza que o MAC será forte na temporada 2015”, afirmou Márcio Ventura.
Antes de chegar ao MAC, ele trabalhou na escola de futebol Stadium BR. “Comecei lá em 2006, quando ainda era AABB/São Caetano. Agradeço ao Marcão (Marco Aurélio Jorge, coordenador geral da Stadium BR), que me deu essa oportunidade e depois também me indicou para a Sprimg Sport, que estava assumindo as categorias de base do Marília. Desde 2011 estou no MAC e meu objetivo é continuar evoluindo profissionalmente, buscando sempre algo melhor”, finalizou Márcio.
Equipe sub-15 do Marília pode se classificar em Presidente Prudente

Técnico Valdirzinho (de costas) conversa com elenco do sub-15 antes de treino
A equipe sub-15 do MAC (Marília Atlético Clube), uma das quatro entre as 63 que disputam o Campeonato Paulista que ainda está invicta – as outras são Rio Branco (Grupo 5), Desportivo Brasil (6) e São Paulo (8) -, pode assegurar neste sábado (29), às 9h, em Presidente Prudente, a sua classificação para a segunda fase do estadual, jogando contra o Presidente Prudente, no estádio Caetano Peretti.
Líder do Grupo 1 com 20 pontos (cinco vitórias e cinco empates), o Marília, dirigido por Valdirzinho, precisa matematicamente de apenas um ponto nos dois jogos que faltam – dia 6 de julho enfrenta a Santacruzense no Abreuzão – para assegurar a classificação. Se conseguir dois pontos nessas duas partidas, garantirá também o primeiro lugar do grupo.
O duelo em Presidente Prudente é considerado dos mais difíceis, já que o adversário (quarto colocado com 14 pontos) luta diretamente com o Linense (terceiro com 15) por uma vaga na sequência do campeonato.
Valdirzinho terá o desfalque do goleiro titular Yuri, que cumprirá suspensão de uma partida imposta pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) no julgamento da última segunda-feira (25). O substituto será João Figueiredo. Nas demais posições, o técnico deverá manter o time dos últimos jogos, com João Figueiredo; Douglas, Vinícius, João Vieira e Lucas; Jefferson, Heitor, Vitinho e Cristiano; Tatu (Yan) e Rafael.
A rodada marca ainda os jogos Santacruzense x Osvaldo Cruz e Linense x Grêmio Prudente. A classificação do Grupo 1 é a seguinte: 1º) Marília 20 pontos; 2º) Osvaldo Cruz 18; 3º) Linense 15; 4º) Presidente Prudente 14; 5º) Noroeste 12; 6º) Grêmio Prudente 10; 7º) Santacruzense 4 pontos.
SUB-17
O time sub-17 maqueano, comandado por Edson Pezinho, também enfrenta o Presidente Prudente neste sábado, às 10h45, fora de casa. Já classificado e com o primeiro lugar do grupo garantido, o Marília irá em busca de outro resultado positivo.
“O fato de estarmos classificados e de também ter o primeiro lugar assegurado não vai mudar nada. Queremos manter o foco e buscar outra vitória para manter a confiança. Iremos jogar com a mesma seriedade e disposição”, afirmou Edson Pezinho.
O único desfalque será o zagueiro Eduardo, vetado pelo departamento médico, que será substituído por Fabiano. A outra novidade será a volta do lateral direito Jefferson, que cumpriu suspensão automática.
A equipe maqueana está definida com Rodrigo; Jefferson, Brunão, Eduardo e Leonardo; Júlio, Hebert, Matheus e Juninho; Artur e Renan Lenon.
Além de Presidente Prudente x Marília, a rodada do Grupo 1 terá ainda Santacruzense x Osvaldo Cruz e Linense x Grêmio Prudente. A classificação da chave está assim: 1º) Marília 25 pontos; 2º) Noroeste e Grêmio Prudente 18; 4º) Linense 11; 5º) Santacruzense e Presidente Prudente 10; 7º) Osvaldo Cruz 5.
Fotos: Assessoria de Imprensa do MAC
O FIM DO BANHO GELADO PARA OS JOGADORES DE FUTEBOL
Recentemente um estudo que tratou dos efeitos da Crioterapia em Jogadores de Futebol de Campo encontrou resultados que podem mudar a opinião de muitos preparadores físicos que ainda utilizam desse processo para acelerar o processo de recuperação pós-treinamentos ou jogos de sua equipe. Bastante difundido no meio esportivo, a imersão em água gelada (1°C a 15°C) por algum tempo, se tornou parte quase obrigatória no dia a dia dos jogadores de futebol. Embora sua efetividade com fim recuperativo para a musculatura pós-exercício ainda necessita de evidencias cientificas, vários estudos tentam avaliar os efeitos dessa prática sobre vários marcadores sanguíneos. Com isso, a idéia dos preparadores físicos que os jogadores após treinos intensos, tenham que serem submetidos ao famoso “banho gelado” possa ser direcionada a outros métodos de recuperação mais viáveis e eficazes.
O estudo foi direcionado aos efeitos da Crioterapia de imersão sobre a remoção do lactato sanguíneo após exercício, o “lactato” até pouco tempo era conhecido com o vilão dos jogadores de futebol, muito se falava que o aumento de sua concentração era o principal fator de fadiga muscular durante os esforços. Daí a primeira resposta quando o jogador se sentia fadigado, com as “pernas queimando” era o Ácido Lático. Hoje já esta bem aceito que o lactato é benéfico, pois ajuda a não acidificação da musculatura. Com o objetivo de verificar os efeitos da crioterapia de imersão sobre as concentrações de lactato sanguíneos após esforços de alta intensidade, jogadores de futebol com idade entre 15 e 17 anos da cidade de Caxias do Sul após serem divididos em 2 grupos (GE e GC) foram submetidos a esforços submáximos de 30 segundos em 3 sessões. Após 3 minutos dos esforços a concentração de lactato foi verificada e após 5 minutos O GE passou pelo processo de recuperação (crioterapia de imersão) por 10 minutos, enquanto que o GC permaneceu por 10 minutos deitados em uma maca. Ao termino dos 10 minutos foram verificadas as concentrações de lactato após 15 e 25 minutos para ambos os grupos, com o propósito de observar o comportamento de cada grupo.
Os resultados encontraram que o procedimento de crioterapia de imersão em relação ao processo de recuperação passiva (sem imersão) mostrou-se menos eficiente para remoção do lactato sanguíneo após exercícios intensos, embora seja muito usado por preparadores físicos, este procedimento para o objetivo proposto parece ser um equivoco perante os profissionais da área.
Então caros colegas, devemos pensar em aplicar outras práticas que tornem mais eficazes a recuperação dos jogadores… quais!? Esta é uma boa discussão.
Disponivel em: http://fisiologistas.wordpress.com/2010/10/04/o-fim-do-banho-gelado-para-os-jogadores-de-futebol/ (visto em 07/05/2013 ás 19:56 hs)
Marília ganha bem do Noroeste em Bauru na estreia do Paulista Sub-15
O MARÍLIA Atlético Clube (MAC) sub-15 fez dobradinha vitoriosa com a equipe sub-17 e derrotou o rival Noroeste por 3 a 0, neste sábado, na estreia do Campeonato Paulista Juvenil. 07/04/2013 A- / A+
A partida também foi realizada no estádio Doutor Alfredo de Castilho, em Bauru. “Foi uma boa estreia. Os jogadores sentiram um pouco a ansiedade pela estreia, mas aos poucos a nossa equipe foi se encontrando e conseguiu imprimir um bom ritmo. O time foi superior durante todo o jogo e mereceu o resultado”, disse o técnico maqueano Roberto Paulino. O próximo jogo da equipe sub-15 acontece neste sábado, às 9h, no Abreuzão, contra o Grêmio Prudente. O jogo A equipe comandada por Roberto Paulino foi superior durante todo o jogo e praticamente não correu riscos. Imprimindo um ritmo forte, o time maqueano abriu o marcador logo aos nove minutos com o atacante Tatu, que aproveitou cruzamento da esquerda e tocou para o gol noroestino. Na etapa _ nal, com apenas 14 segundos de partida, novamente Tatu marcou e ampliou a vantagem do Marília. Logo após a saída de bola, o atacante maqueano fez grande jogada individual, driblou um marcador e chutou forte, com a bola entrando no ângulo esquerdo. O terceiro gol saiu aos 17 minutos, com o meia campista Cássio. Depois de cruzamento, a zaga do Noroeste rebateu mal e Cássio chutou por cobertura, fazendo um golaço e fechando o placar em 3 a 0. O Marília jogou e venceu com Yuri; Douglas, Vinícius, João Vítor e Lucas; Je_ erson (Gabriel Conte), Cássio, Matheus e Cristiano; Rafael (Renan) e Tatu (Ismael).
O cérebro de um campeão
O exercício físico tende a estimular o corpo a produzir substâncias que atuam diretamente no cérebro.
Destacamos os principais mecanismos químicos e físicos que ocorrem no organismo na prática física:
- A adrenalina é considerada um estimulante natural, que propicia com o que o corpo fique em estado de atenção. A noradrenalina é responsável pela excitação do corpo, que impulsiona a superação de limites sendo assim o córtex pré-frontal são liberados a adrenalina e noradrenalina;
- Essas substâncias decorrem o cérebro em âmbito denominado pelos especialistas de mecanismo de recompensa. Após transpor do córtex pré-frontal, adrenalina e noradrenalina alcançam o sistema límbico, conhecida como área do prazer;
- Com a vinda da adrenalina e noradrenalina, amígdala e sistema límbico, disponibilizam concomitante a dopamina, serotonina e endorfina. Substâncias conhecidas popularmente como hormônios da felicidade, que proporcionam a sensação de alegria, euforia e contentamento;
- A dopamina, serotonina e endorfina produzidas percorrem o hipocampo ( responsável pela memória) e regressam ao córtex pré-frontal.
Confira as reações do organismo:
- Coração: Os batimentos cardíacos aceleram para elevar a produção de oxigênio e isso acarreta no aumento da temperatura do corpo;
- Sistema nervoso: A descarga emocional incita todos os nervos do organismo, gerando os tremores;
- Sangue: A assiduidade destas substâncias deixa o sangue mais espesso, o que faz as veias dilatarem mais, resultando em mais espaço para o trajeto referente a circulação do sangue.
Fonte: http://saude.ig.com.br
Treinamento Funcional: Metodologia e Aplicação
Por: Prof. Èrica Verderi
O Treinamento Funcional consiste na treino que prioriza os movimentos funcionais básicos do corpo, realizado em um contexto de variações no método, apoiado nos princípios fundamentais do treinamento, com foco em tornar o corpo mais inteligente. Consiste no regaste dos movimentos fundamentais necessários desde o desempenho de atividades cotidianas como para atividades esportivas de todos os níveis.
A prática do treinamento funcional está relacionada diretamente com o histórico de cada praticante, além de fatores como a idade e o sexo. Sendo assim, as pessoas que já praticam ou praticaram distintas modalidades esportivas e atividades, tendem a se adaptar melhor a esse treinamento. Devido á complexidade englobada, esse método de acordo com os especialistas pode não ser o mais indicado para indivíduos inicialmente considerados ?sedentários?.
Para um programa de treino ser considerado eficiente, este deve sempre endereçar aspectos que, através de uma avaliação, observamos como sendo o elo mais fraco do aluno, ou seja, suas principais deficiências.
Destacamos os principais benefícios do treinamento funcional:
- Tonificação muscular;
- Implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de diversas capacidades físicas;
- Apresenta um grande gasto energético;
- Eleva a flexibilidade;
- Auxilia no emagrecimento;
- Aperfeiçoamento da coordenação motora;
- Motivação;
- Melhora o condicionamento cardiorespiratório.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Nutrição e Suplementação na Atividade Física
Por: Prof. Rogério Frade
A prática de atividades esportivas pode proporcionar benefícios á composição corporal, saúde e a qualidade de vida. A magnitude das respostas aos exercícios parece estar associada á interação de diferentes variáveis, como a natureza do estímulo, a duração e intensidade do esforço, o grau de treinamento e o estado nutricional do indivíduo.
A Nutrição Esportiva representa um dos campos emergentes das ciências da Nutrição. O interesse pela Nutrição Esportiva, esta focado basicamente em dois grupos de pessoas: por um lado os atletas de elite, e por outro, praticantes de atividade física, das quais podem apresentar estados fisiológicos, cargas de treinamento e necessidades nutricionais diferentes.
O uso de suplementos de forma consciente e adequada ajuda a melhorar o rendimento esportivo dos atletas que visam bons resultados. Já para o público praticante de atividade física, bons hábitos alimentares que podem ser complementados com suplementos esportivos, juntamente com a prática de atividade física melhoram a saúde e o bem-estar das pessoas, diminuindo os riscos de obesidade, doenças coronárias, alguns tipos de câncer e osteoporose, além de contribuir com a promoção da saúde mental das pessoas.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Atividade Física Adaptada para desordens musculoesqueléticas de Tornozelo e Pé
Por: Prof.ª Milena Dutra
Vários são os fatores que contribuem para o surgimento de lesões no tornozelo e pé. Eles podem ser divididos em fatores extrínsecos como: calçados, piso e temperatura inadequados e fatores intrínsecos, como encurtamento muscular, hipermobilidade, fraqueza muscular, dietas inadequadas, entre outros.
A combinação de fatores extrínsecos e intrínsecos pode acarretar os mais diversos comprometimentos como lesões calosas, halux valgus (joanetes), halux rígido, entorses no tornozelo, fratura de estresse no tornozelo, sesamoidite, bursite no tornozelo e joelhos, neuroma de Morton, tendinites (região do pé, tornozelo, joelhos e quadril), laceração do menisco, luxação e subluxação do tornozelo e da patela, contusões, lesão ligamentar, abrasão, quadril estalante, artrite degenerativa no quadril, lombalgia, espondilolistese degenerativa, espondilólise e radiculopatia lombar (dor no ciático).
As lesões de tornozelo e/ou pé, frequentemente acomete outras estruturas corporais principalmente joelho, quadril e cintura lombopélvica.
È imprescindível que os profissionais compreendam estas relações e prescrevam exercícios para atenuar estas deformidades e controlar a progressão patológica específica.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Lesões na Coluna
Por: Prof.ª Milena Dutra
A coluna vertebral é o eixo ósseo do corpo situado no dorso, na linha mediana, capaz de sustentar, amortecer e transmitir o peso corporal, suprir a flexibilidade necessária à movimentação, proteger a medula espinhal e junto com as costelas e o esterno, formar o arcabouço torácico, que funciona como um fole para os movimentos respiratórios e proteção ás vísceras abdominais (GRAY et. al.1998).
A anatomia geral da coluna é geralmente descrita pela divisão dos seus segmentos, os quais formam suas curvas fisiológicas em 4 secções principais, observadas em uma vista lateral: a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose sacral, sendo a porção inferior da coluna lombar chamada de osso do sacro, área correspondente a fixação da pelve (GRAY et. al.1998).
As curvaturas fisiológicas da coluna equilibram e facilitam a distribuição do peso e das forças compreensivas, impedindo a sobrecarga de áreas específicas. Na ausência dessas curvas, a coluna seria retilínea, o que dificultaria sua mobilidade (TEIXEIRA, 2008). Tanto as retificações quanto as acentuações destas curvas predispõe ao indivíduo uma maior suscetibilidade de aparecimento de lesões, o desequilíbrio do empilhamento vertebral desarranja a distribuição das cargas ao longo dos corpos vertebrais e arco posterior das vértebras justificando as injurias.
Ao longo da idade, por sobrecarga ás estruturas articulares, más posturas, envelhecimento corporal, erros de formação e outras circunstâncias, a coluna pode desenvolver algumas patologias que potencializam o desarranjo angular de seu eixo e evidência os desequilíbrios ósteo musculares. As alterações mais comuns do acometimento axial são: estenose vertebral, hérnia de disco e espondilólise espondilolistese.
A estenose do canal vertebral é um estreitamento do diâmetro do canal medular que pode acometer qualquer segmento, cervical, torácico ou lombar, concomitante a um esmagamento de raiz nervosa com consequente dor radicular: parestesia, formigamento, irradiação e perda de força. Primária por afunilamento ósseo ou secundária á hérnia discal ou escorregamentos, a estenose é bem mais comum do que se imagina.
A hérnia de disco também pode gerar estes sintomas, fator confundidor para estenose primária. Esta clássica lesão consiste de um deslocamento do conteúdo do disco invertebral denominado núcleo pulposo, através de sua membrana externa, o ângulo fibroso, geralmente em sua região posterolateral, que pode acontecer em qualquer nível invertebral por sobrecarga, desgaste, trauma e esforço repetitivos principalmente em flexão e rotação de tronco.
A hérnia discal gera dor latente irradiada para membros inferiores quando alojada na região lombar e para membros superiores quando instalada na cervical.
Por fim não menos importante, mas também muito comum os clássicos escorregamentos chamados espondilolistese. A terminologia espondilolistese pode ser subdivida (espôndilo- coluna e olistese- escorregamento). Entretanto, o referido termo, está consagrado na literatura como associado á presença de espondilólise. A espondilolistese acontece secundariamente á uma espondilólise. A espondilolistese acontece secundariamente á uma espondilólise, que é uma quebra em localizações do arco posterior da vértebra denominado pars articular. Com isso, a quebra óssea inicial gera um escorregamento vertebral adjacente, com maior prevalência na região lombar, muitas vezes associadas à excessiva angulação da lordose lombar e outras causas.
Se você tem alguma destas lesões procure um médico faça uma ressonância e procure seu fisioterapeuta. Aprender a lidar com elas é muito importante.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Quais são os benefícios da atividade física para os adolescentes?
Cada vez mais é pontuada a necessidade de agregar a rotina hábitos saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada e realizar exercícios com regularidade. Esses cuidados também fazem parte da preocupação dos pais em ofertar uma atividade física aos seus filhos.
No Brasil estima-se que a obesidade atinge 10% das crianças e 20% dos adolescentes brasileiros, esse número vem aumentando gradativamente.
Os pais têm o papel de estimular as crianças a se exercitarem e propiciar uma dieta saudável e balanceada aos pequenos, porém muitos estudos apontam que crianças cujos pais são obesos contam com aproximadamente 80% de chances de desenvolver a obesidade, quando nenhum dos pais é obeso as chances caem para 15%.
Permitir que os jovens, escolham as atividades que se identifiquem, favorece a regularidade, dedicação e satisfação.
Antes de iniciar a atividade física os adolescentes devem passar por um especialista que realizará uma avaliação física, pois se deve sempre, respeitar os limites e aptidões do jovem.
Preparamos os principais benefícios da atividade física para os adolescentes:
- Ajuda a prevenir a obesidade;
- Promove o relacionamento social e a independência, quanto ao relacionamento em grupo;
- Melhora a postura e a disciplina, além de auxiliar na composição corporal com a redução do percentual de gordura;
- Aumento da força, agilidade, flexibilidade, resistência muscular e condição cardiorespiratória.
Destacamos as atividades físicas mais indicadas:
- Aulas de alongamento;
- Pilates;
- Corrida;
- Dança;
- Hidroginástica;
- Artes Marciais;
- Esportes Coletivos.
Essas atividades devem ser realizadas 3x por semana, com duração média de 45 min a 1 hora, e devem contar sempre com o acompanhamento de um profissional.Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
METABOLISMO
O metabolismo representa o conjunto de transformações que os nutrientes sofrem no interior do nosso corpo. Selecionamos os principais fatores que contribuem para que o metabolismo possa ser acelerado.
A taxa metabólica pode ser atribuída em 80% por fatores genéticos e 20% por ações que o indivíduo realiza a favor da sua qualidade de vida. O metabolismo pode ser divido em anabolismo e catabolismo.
- Anabolismo: Reações que produzem compostos e substância através de componentes menores.
- Catabolismo: Reações que atenuam as substâncias em componentes menores.
Alguns fatores podem influenciar diretamente nosso organismo como dieta, temperatura ambiente, peso, genética, idade e sexo.
Esses elementos favorecem algumas pessoas no gasto de mais calorias e outras menos, resultam em pessoas magras que não apresentam privações na dieta, podem comer de tudo que não engordam e outras que têm mais resistência para perder quilos excedentes.
Preparamos algumas dicas para acelerar o seu metabolismo:
- Alimentação: O equilíbrio é fundamental, dietas rigorosas afetam o organismo, pois ocasionam perdas de ingredientes que resultam na diminuição do metabolismo. O excesso pode fazer muito mal, pois prejudica a digestão. Açúcar, farinhas de trigo (brancas/refinadas) e alimentos gordurosos devem ser consumidos com moderação.
Há um grande equívoco que pular refeições ajuda no emagrecimento, pelo contrário quanto mais tempo sem se alimentar, mais lento é o seu metabolismo, pois ele reduz para poupar energia. O correto é comer em pequenas porções e de forma variada.
- Consumir Água: A água é fundamental para a eliminação de toxinas e a maioria das atividades do corpo acontece na sua presença. Deixar de beber água faz com que o metabolismo desacelere. Beba pelo menos 8 copos por dia.
- Prática de atividade física: Combinar exercícios aeróbicos com musculação, ou ginástica (localizada) acelera o metabolismo. A prática deve ser regular, para que ocorra uma ação metabólica constante.
Se o objetivo for emagrecer o mais importante é contar com a prescrição médica, fazer exames e priorizar a qualidade de vida. Para que ocorra de forma correta procure um profissional especializado como um Nutricionista que irá determinar os alimentos que serão conferidos para uma reeducação alimentar de acordo com a sua rotina. Inclua atividade física e assim o seu organismo se adaptará a essa nova realidade e o seu metabolismo irá se consolidar.